lifiting facialTrauma de face

Os traumas de face representam uma realidade nos dias atuais, em virtude do crescente aumento de acidentes de trânsito. Entretanto, atividades simples e muitas vezes julgadas pueris, como andar de bicicleta, podem geral acidentes que acometem a face e seus ossos.

Quais as estruturas envolvidas no trauma de face? As lesões decorrentes dos traumas de face podem acometer partes moles (pele, tecido subcutâneo, músculos, cartilagens e mucosas) ou ossos. As lesões de partes moles podem ser simples ou extensas, num grau muito variável de apresentação.
Qual o osso mais lesado nos traumas de face? O nariz, por sua localização central e proeminência na face, é o osso mais frequentemente fraturado, seguido pela mandíbula.
todas as fraturas devem ser operadas? A presença de uma fratura óssea não significa, necessariamente, que haverá necessidade de cirurgia. Vários fatores são levados em conta no momento de se decidir ou não pela cirurgia, entre os quais: deformidade estética, alterações funcionais, alteração na oclusão dentária, alterações visuais, etc.
Como é ralizada a fixação dos ossos fraturados? Quando há necessidade de correção cirúrgica, pode haver necessidade de fixação dos ossos fraturados e mobilizados, o que normalmente é realizado através de placas e parafusos de titânio. Trata-se de um material inerte e que muito raramente causa problemas a longo prazo. Portanto, na maioria dos pacientes, não há necessidade de retirada do material de fixação após consolidação da fratura.
As fraturas nasais necessitam de rinoplastia? Nas fraturas nasais isoladas, normalmente não há necessidade de fixação cirúrgica, sendo o osso desviado reduzido para sua posição e realizado um curativo externo. Caso haja acometimento do septo, pode haver necessidade de uma septoplastia. Eventualmente, mesmo após redução correta da fratura nasal, o paciente pode evoluir com deformidades nasais a longo prazo, como desvios e irregularidades, necessitando de uma rinoplastia.
problemas nasais prévios podem ser corrigidos no momento da correção da fratura? Em geral, o tratamento da fratura se limita à sua correção. Eventualmente, e apenas quando necessário, problemas previamente existentes, como desvios de septo, podem ser corrigidos de forma concomitante, caso tenham sido bem documentados no passado ou quando atrapalham a correção da fratura
Qual profissional deve operar os traumas de face? Essas cirurgias costumam ser realizadas por médicos (cirurgiões plásticos ou cirurgiões craniofaciais) ou dentistas (cirurgiões buco-maxilo-faciais). A cirurgia craniofacial se trata de uma subespecialidade da cirurgia plástica, assim como a cirurgia buco-maxilo-facial corresponde a uma especialidade odontológica.

Independente de qual profissional procurar (médico ou dentista), sugerimos procurar um profissional que tenha experiência com traumas de face, uma vez que sequelas resultantes de fraturas de ossos da face (muitas vezes inevitáveis) costumam ser difíceis de serem corrigidas.