cervicoplastiaO QUE É A CERVICOPLASTIA?

Trata-se da cirurgia realizada na região cervical (pescoço). Apesar de ser um nome genérico, geralmente, quando falamos em cervicoplastia, nos referimos às intervenções cirúrgicas com intuito de melhorar o contorno estético do pescoço.

A CERVICOPLASTIA ESTÁ INDICADA PARA MIM? Essa cirurgia está indicada para alterações no contorno na região cervical, seja pelo excesso de gordura localizada, flacidez, presença de bandas platismais (linhas verticais visíveis no pescoço) ou sequelas de cicatrizes, traumas, etc.
OUTRAS CIRURGIAS PODEM SER ASSOCIADAS? A cervicoplastia pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com outras cirurgias que visam, quando associadas, melhorar o contorno da região cervico-facial. Por isso, quando realizada para correção de flacidez, muitas vezes é associada ao lifting facial. Pacientes mais jovens, entretanto, podem ter apenas um excesso de gordura localizada no pescoço, que pode se removida mediante lipoaspiração.
COMO É REALIZADA A CIRURGIA? Para correção de flacidez, utiliza-se uma incisão contornando a parte posterior das orelhas e entrando na região do couro cabeludo. Se for associada ao lifting facial, a incisão é continuada para a parte anterior da orelha. No caso de lipoaspiração, utilizam-se pequenas incisões abaixo das orelhas e abaixo do queixo. Em caso de bandas platismais, há necessidade de uma incisão abaixo do queixo.
A CIRURGIA DEIXA CICATRIZES? Sim, como em qualquer cirurgia. Porém, as cicatrizes relacionadas à cervicoplastia costumam evoluir bem e se tornam quase inaparentes.
QUANDO REALIZAR LIPO LASER? Em casos de gordura localizada e/ou flacidez leve no pescoço, pode-se utilizar a lipoaspiracão associada ao laser, com intuito de eliminar o excesso de gordura e, ao mesmo tempo, causar uma retração da pele, melhorando a flacidez
QUANDO REALIZAR BOTOX? A toxina botulínica pode ser utilizada para suavizar as bandas platismais (bandas verticais).
QUAL ANESTESIA É REALIZADA? Depende da extensão do procedimento, podendo variar desde local a geral.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO? Depende da extensão do procedimento, podendo a alta ser dada no mesmo dia ou após 24h.
EXISTEM RISCOS? Sim, embora seja uma cirurgia de baixo risco. Citam-se:

Seroma

Hematoma

Irregularidades de superfície

Cicatrizes hipertróficas, alargadas ou quelóides

Alteração de sensibilidade (em geral transitória, mas, raramente, permanente)

Infecção

Trombose, complicações anestésicas e outras pertinentes a qualquer cirurgia